sábado, 26 de agosto de 2023


Louva-a-Deus-de-corno

GENERG FOTÓGRAFO DE NATUREZA DO ANO - MENÇÃO HONROSA (CATEGORIA PEIXES E INVERTEBRADOS).

 

A primeira vez que vi uma Louva-a-Deus-de-corno, foi no cordão dunar junto ao Palheirão, há cerca de 30 anos. Era um belo macho adulto, com as suas antenas emplumadas, e a sua posição fez-me lembrar um guerreiro samurai pronto para o combate. As ninfas desta espécie, são bastante miméticas, incluindo os olhos, e se não se moverem passam completamente despercebidas na vegetação. No caso deste individuo, foi fácil detetá-lo, uma vez que, por motivos que desconheço, passeava-se sobre a cortina branca da sala de estar da minha casa, a mesma que lhe serviu de fundo para que eu pudesse captar a sua essência. Após várias fotos, decidi colocá-la numa gramínea, e ao fim de algum tempo este pequeno inseto foi-me proporcionando momentos únicos de contemplação, relaxantes, deixando-me fotografá-lo nas mais variadas composições e posições, entre as quais esta, em que lambe uma das suas patas posteriores, que armadas com pequenos espinhos, são utilizadas para capturar as suas presas. Das nove espécies de Louva-a-Deus que existem em Portugal, esta é, sem dúvida, a mais singular, e para mim a mais bela. Por diversas razões, esta sessão fotográfica, foi também a última que fiz durante vários meses. Nos dias de hoje, raramente fotografo, e quando o faço, recordo-me frequentemente daquele fragmento de dia passado na companhia deste inseto admirável. Inspirador!


 

Sem comentários: